O Município de Gondomar inaugurou esta sexta-feira o Parque Urbano de Fânzeres – S. Cosme. A empreitada representa um investimento global superior a 4 milhões de euros.
Marco Martins destaca que “este é um parque sempre em construção, para continuar a fazer crescer esta grande área verde ao serviço da população. Inauguramos hoje a segunda e já estamos a planear as terceira e quarta fases. Este é um parque para todas as gerações e dispõe do maior parque canino do concelho de Gondomar.” O presidente do Município terminou com um apelo à população de ajudar a proteger este novo parque do vandalismo.
Sofia Martins, Presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, enaltece que “este parque com uma localização privilegiada desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. Estes equipamentos acrescentam uma vasta oferta de espaços de recreio para atividades físicas e de lazer. O parque valoriza a qualidade de vida da nossa população e proporciona aos animais de estimação um equipamento de excelência.
O parque canino com cerca de 2.800 metros quadrados de dimensão é uma das principais valências do parque. O equipamento está disponível para usufruto da população com animais de companhia e possui, ainda, uma programação dedicada a aulas de sociabilização e comportamento animal promovida pelo Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar (CROAG).
Para promover a atividade desportiva e bem-estar, o espaço conta também com dois campos de padel, equipamentos infantis e um parque geriátrico.
Além dos equipamentos, o parque é enriquecido com percursos pedonais com aproximadamente 2,6 quilómetros de extensão.
Com a abertura deste Parque Urbano, o Município reforça o número de espaços verdes já ao serviço da população do concelho, juntando-se o Parque Urbano de Rio Tinto, o Parque Urbano de Gondomar, o Parque Urbano da Ribeira da Archeira, o Parque de Lazer de Medas e o Parque Urbano de São Pedro da Cova.