A campanha solidária de esterilização de cães e gatos decorre até 21 de junho, podendo candidatar-se os cidadãos residentes no concelho que tenham animais com mais de seis meses de idade. A identificação eletrónica no Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC) e a vacinação antirrábica em dia, no caso dos cães, são requisitos obrigatórios para a candidatura.
As candidaturas devem ser feitas presencialmente nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar, em S. Cosme. O atendimento presencial no CROAG é realizado às segundas e quartas das 9:30 às 12 horas, com limitação de doze agendamentos em cada período referido. As normas da campanha, o formulário e a restante informação pode ser consultada no site do Município.
A campanha solidária de esterilização de animais de companhia é promovida anualmente pelo Município de Gondomar. Reduzir o número de ninhadas indesejáveis através do controlo das populações de animais no território é um dos grandes objetivos da ação, que visa ainda sensibilizar os cidadãos para a problemática do abandono de animais de companhia. A autarquia prossegue, assim, a estratégia iniciada no âmbito da Lei n.º 27/2016, que aprovou medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e estabeleceu a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando a esterilização.