A existência de um elevado número de gatos errantes não esterilizados em várias zonas do concelho, além de prejudicial ao seu próprio bem-estar, pode causar distúrbios no espaço público, associados à sua elevada reprodução, como problemas ligados a ruídos e odores.
Neste sentido, o Município de Gondomar implementou o Programa CED (Capturar/Esterilizar/Devolver), aprovado em reunião de Câmara em setembro de 2021, tendo como principais objetivos controlar e reduzir o número de gatos errantes assilvestrados e os focos de insalubridade no concelho, garantindo um maior controlo sanitário das populações felinas e contribuindo para um maior sentimento de segurança e tranquilidade pública.
Para tal, o Programa CED conta com a estreita colaboração de duas associações zoófilas - a Associação Animais de Rua e a Associação Causas de Caudas -, por meio de um protocolo de colaboração assinado entre as partes. Os procedimentos incluem a captura, esterilização, identificação eletrónica, registo e desparasitação dos animais, que são marcados com um pequeno corte na orelha esquerda e, posteriormente, devolvidos à colónia, garantindo deste modo que o número original de animais da colónia vive de forma livre, com menor probabilidade de transmissão de doenças e desencorajando-se o seu crescimento.
Protocolos de Colaboração e Áreas de Intervenção
Associação Animais de Rua
- Freguesia de Baguim do Monte
- Freguesia de Rio Tinto
- União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo
- União de Freguesias de Medas e Melres
- Freguesia da Lomba
Associação Causas de Caudas
- União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova
- União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim
Forma de se candidatar ao programa CED
Os pedidos para adesão ao programa podem ser feitos de duas formas:
- Através do envio um e-mail para croag@cm-gondomar.pt com o assunto "Programa CED", expondo a situação e dando o maior número de informações possível como localização da colónia e número médio de gatos nela existentes.
Para serem avaliados, os pedidos têm obrigatoriamente de conter informações do requerente, como nome completo, morada completa, número de identificação civil (cartão de cidadão ou bilhete de identidade), número de contribuinte e contacto telefónico.
- Através do preenchimento de formulário no site da Câmara Municipal de Gondomar
- Formulário para identificação de colónia
- Nome da pessoa
- Morada da pessoa
- Código postal
- Distrito
- Concelho
- Freguesia
- N.º de telefone
- N.º de animais (quantos gatos / quantas gatas)
- Localização da colónia (morada completa)
- Horário de alimentação dos animais
Material do Programa CED