O CROAG tem como missão fundamental a recolha de animais errantes e abandonados na via pública e a sua reabilitação, assegurando o seu bem-estar até ao momento da adoção, promovendo a reinserção responsável dos animais em contexto familiar através de uma política ativa de adoção, bem como promover ações junto dos cidadãos para a consciencialização dos malefícios do abandono dos animais.
A preocupação fundamental do Serviço Médico Veterinário é a defesa da Saúde Pública e do meio ambiente, bem como a defesa do bem-estar animal.
O CROAG tem, também, como objetivo funcionar como um meio de sensibilização, alertando a população em geral para a problemática do abandono dos animais, informando relativamente aos cuidados essenciais de maneio e profilaxia higio-sanitária a ter com os animais e dando a conhecer aos respetivos detentores as obrigações legais a que se encontram sujeitos.
CROAG desenvolve a sua atividade em parceria com outras entidades da sociedade civil com o intuito de promover as iniciativas de interação com a comunidade que envolvam a todos nesta causa tão nobre que consiste em ajudar os animais abandonados a encontrarem um novo lar e uma nova família, tendo como princípio uma política de não abate e alertar as populações para o risco do abandono quer para a população animal como para a população humana.
A intenção é que o CROAG seja apenas um local de passagem temporária para estes animais, ao mesmo tempo que se pretende contribuir para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade da população relativamente à detenção de um animal.
No que se refere a animais de Companhia as ações mais visíveis são:
- Recolha e observação dos animais errantes no espaço público ou dos que agridem pessoas ou outros animais;
- Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de cães;
- Campanha permanente de adoção de animais de companhia;
- Programa CED gatos (capturar, esterilizar e devolver);
- Campanha de sensibilização para o não abandono;
- Campanha de sensibilização dos dejetos caninos;
- Campanha de esterilização de animais;
- Campanha de identificação de gatos;
- Ações de sensibilização nas escolas.